(11) 4249-1373 (11) 94797-6909

Quais as principais modalidades de tratamento para dependentes químicos?


Quais as principais modalidades de tratamento para dependentes químicos?

A dependência química não é uma doença simples, ela afeta não apenas a pessoa que sofre, mas também suas famílias e comunidades. A dependência química acontece quando o uso de substâncias químicas, como drogas ou álcool, torna-se compulsivo e interfere na vida cotidiana da pessoa.

É uma doença crônica que necessita tratamento apropriado e personalizado. Neste artigo, debateremos as principais modalidades de tratamento para dependentes químicos.

A terapia comportamental é um dos tratamentos mais amplamente utilizados para dependentes químicos. Essa abordagem se concentra em auxiliar o indivíduo a alterar seu comportamento e reflexão em razão do uso de substâncias químicas.

Os terapeutas trabalham com os dependentes químicos para localizar condições de risco e desenvolver estratégias para lidar com essas circunstâncias. A terapia comportamental pode ser produzida individualmente ou em grupo.

A terapia cognitiva comportamental (TCC) é um método exclusivo da terapia comportamental que se concentra em alterar padrões de pensamento negativo e destrutivos.

O TCC apoia os dependentes químicos a localizar e substituir crenças falsas e distorcidas sobre si mesmos e seu ambiente. O TCC também colabora para que os dependentes químicos desenvolvam aptidões para lidar com sensações difíceis, como ansiedade e depressão.

Tratamento medicamentoso

O tratamento medicamentoso é outro modo de tratamento para dependentes químicos. Medicamentos são usados ????para diminuir os sinais de abstinência e prevenir recaídas. Os medicamentos podem ser prescritos para reduzir a fissura da droga ou álcool e para estabilizar o humor. Alguns medicamentos também podem ser utilizados ??para tratar dificuldades médicas associadas à dependência química, como pressão arterial alta ou diabete.

Tratamento de Desintoxicação

A desintoxicação é a maneira de remoção de substâncias químicas do corpo. A desintoxicação pode ser feita em um hospital ou em uma clínica de reabilitação. Nesse período, a desintoxicação, os dependentes químicos podem ser prescritos medicamentos para aliviar os sintomas de abstinência, como náuseas, vômitos e tremores.

A desintoxicação é apenas a primeira etapa no tratamento da dependência química. Depois da desintoxicação, os dependentes químicos devem participar de um programa de reabilitação para ajudá-los a conter a sobriedade.

Tratamento de Reabilitação

O tratamento de reabilitação é uma das etapas mais pertinentes para dependentes químicos. Ela ajuda os dependentes químicos a formar novas habilidades para lidar com o estresse e as emoções complexas, e seguir um estilo de vida saudável e equilibrado. A reabilitação pode incluir terapia individual, terapia em grupo, educação sobre dependência química, treinamento de habilidades sociais e atividades recreativas.

Os programas de reabilitação podem ser feitos em uma espécie de configurações, incluindo hospitais, clínicas de reabilitação, centros de saúde mental e grupos de apoio. Alguns programas de reabilitação concedem alternativas residenciais, onde os dependentes químicos vivem em um ambiente bom e reservado durante o tratamento.

Tratamento de manutenção

O tratamento de manutenção é um modo de abordagem para dependentes químicos que se concentra na manutenção da sobriedade a longo prazo. O tratamento de manutenção é repetidamente usado para dependentes químicos que tiveram recaídas frequentemente ou que têm uma história de dependência química de muito tempo.

Ele pode incluir medicamentos que colaboram para diminuir a fissura por drogas ou álcool, terapia comportamental para desenvolver estratégias de confronto e participação em grupos de apoio. Os grupos de apoio, como os Alcoólicos Anônimos (AA) ou Narcóticos Anônimos (NA), fornecem um meio de apoio e compreensão para dependentes químicos em recuperação.

Conclusão

A dependência química é uma doença difícil que necessita tratamento personalizado e abrangente. As modalidades de tratamento para dependentes químicos incluem terapia comportamental, tratamento medicamentoso, tratamento de desintoxicação, reabilitação e tratamento de manutenção.

A composição dessas metodologias pode contribuir para que  os dependentes químicos alcancem a sobriedade a longo prazo e a desenvolver um estilo de vida saudável e estabilizado. É significativo que os dependentes químicos procurem apoio o mais cedo possível e trabalhem com profissionais de saúde especializados para seguir um plano de tratamento aplicado às suas necessidades individuais.

Entramos em contato

Blog

O que fazer para voltar a ficar sóbrio e quanto tempo demora

O que fazer para voltar a ficar sóbrio e quanto tempo demora

O que fazer para voltar a ficar sóbrio e quanto tempo demora: Depois de largar o álcool, o que por si só já é um tremendo des

Clínica especializada na recuperação de mulheres dependentes

Clínica especializada na recuperação de mulheres dependentes

Não é novidade que os vícios não é exclusividade para homens, a verdade que a dependência química afeta diversas pessoas do

Quais as principais modalidades de tratamento para dependentes químicos?

Quais as principais modalidades de tratamento para dependentes químicos?

A dependência química não é uma doença simples, ela afeta não apenas a pessoa que sofre, mas também suas famílias e comuni

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?