Uso e dependência de drogas

Uso e dependência de drogas


Sim a dependência de drogas afeta diversas pessoas no mundo inteiro, e na verdade, sobre ela podemos dizer que nada mais é do que a manifestação do organismo que acaba expressando a necessidade física ou psicológica por determinada droga.

Sendo assim, podemos destacar como dependência, justamente quando a pessoa não consegue mais viver sem essas drogas, e precisa fazer uso frequente das mesmas, isso acaba interferindo em seu modo de ser e em suas relações sociais.

Logicamente a dependência de drogas, não acontece apenas com drogas ilícitas, podem sim ocorrer com medicamentos capazes de atuar diretamente no cérebro, e ainda com cigarro e álcool.

Desta maneira, é interessante tentar entender melhor como lidar com esse que é um problema grave na vida de muitos brasileiros e pessoas do mundo inteiro.

 

Por que a dependência de drogas acontece?

 

Antes de tudo, é importante saber como acontece a dependência de drogas, na verdade, a compreensão sobre a dependência química acabou por evoluir e muito no decorrer dos anos. Anteriormente a mesma era entendida como algo completamente ligado ao caráter da pessoa, ou seja, as pessoas acreditavam que era algo de nascença.

Porém, com o passar dos anos, essa visão foi mudando, e passou a ser vista como uma doença, sendo que suas abordagens passaram para o âmbito da medicina.

Na realidade, precisamos destacar que existem diversos mecanismos capazes de explicar o vício químico, sendo que uma das visões que se destacam é que as drogas acabam proporcionando sim um prazer quase que imediato.

Esse prazer, não é fruto de uma conquista e nem mesmo de um esforço contínuo da pessoa, sendo assim, o cérebro acaba aprendendo que esse é um caminho bem fácil para o prazer, logo acaba por diminuir para o indivíduo a importância das demais áreas da vida.

Logo, quando esse ciclo é repetido por diversas vezes, a pessoa então acaba perdendo uma grande parte da energia, sendo que a mesma anteriormente direcionava a mesma para ações como o trabalho, estudos e relações sociais, e isso constitui uma evolução da dependência.

Claramente esse acaba sendo um dos motivos pelo qual os especialistas acabam achando que nunca será possível então criar uma droga que realmente não cause prejuízos ao cérebro, justamente porque se há prazer imediato e artificial então tende a ganhar a corrida.

 

Dependência de medicamentos

 

Sobre a dependência de drogas legais e medicamentosas ela existe também, e quando o consumo de drogas é repetido justamente além da quantidade de uso da prescrição, então isto pode levar a um padrão de dependência e tolerância à droga.

Logo, precisamos compreender que a tolerância é nada mais nada menos, do que a necessidade que o corpo apresentar querer doses maiores ou ainda mais frequentes de uma determinada substância para conseguir o efeito tal qual o primeiro.

Lembrando que ela acontece ainda, quando o organismo já aprendeu a tolerar, ou ainda já se acostumou com a substância nessa dose habitual.

Saiba ainda, que quando a dependência ou até mesmo o vício são atingidos, então a interrupção ou a diminuição da administração da droga ou ainda irá resultar em crise de abstinência.

Desta forma, saiba ainda que os sintomas são bem específicos para esse quadro, e obviamente dependem da droga usada, no entanto, alguns sintomas acabam sendo comum em todas elas: náuseas, tremores, sudorese, dores musculares, vômitos, entre outros.

Além do mais, podemos salientar que vários dos sintomas de abstinência e da dependência de drogas, acabam ainda incluindo alucinações ou confusão.

Entenda ainda, que nem todos os medicamentos são de fato viciantes, e nem mesmo todas essas drogas são capazes de causar a dependência da mesma forma. O fato é que algumas drogas causam dependência física e outras psicológicas, ou ainda em alguns casos ambas as dependências.

Um exemplo disso, é o álcool que pode ser psicologicamente e fisicamente viciante, já a heroína e até mesmo a morfina acabam causando dependência física severa, quanto a cocaína, maconha e ecstasy podem provocar uma dependência voltada para o psicológico.

 

Como é realizado o tratamento para a dependência de drogas?

 

Em relação ao tratamento para dependência de drogas, e isso deve ser feito de forma individual, logicamente esse tratamento pode consistir ainda em uma combinação de aconselhamento, técnicas de autoajuda, terapias medicamentosas, entre outras metodologias.

Sobre a terapia medicamentosa, a mesma acaba concedendo uma quantidade controlada de drogas que gradualmente vai sendo diminuída, isso ajuda a evitar os sintomas mais fortes da crise de abstinência.

Além disso, o aconselhamento para essa dependência, ocorre de diferentes maneiras e pode envolver a terapia comportamental e familiar, e serve para ajudar no entendimento do adicto!