Fases da Dependência Química

A dependência química é uma doença incurável de fases, porem tratável. Ela se instala através de um gatilho, sendo uma predisposição ativada por fatores sócio-familiares.

Ela pode ser considerada uma doença primária, de tal forma que em alguns casos debilita de uma forma tão severa o organismo do dependente possibilitando que outras doenças consigam se instalar. Ela também é uma doença cognitiva, uma vez que o indivíduo fica com uma obsessão pelo uso da substância.

De uma maneira geral, a doença vai se instalando de uma forma gradual, conforme o aumento do consumo de substâncias psicoativas vai aumentando em quantidade. Uma vez instalada sua principal característica é a perda do controle sobre o próprio vicio, na forma de perda do controle do uso da substância.

Como essa doença evolui de forma progressiva, deteriorando o indivíduo de forma física e mental, ela pode causar sequelas irreversíveis, que se não tratadas poderá levar a óbito.

Quais são as fases de progressão da dependência química?

1) Fase experimental ou fase do uso social

A primeira fase pode ser considerada a fase da experimentação, onde o indivíduo apresenta um interesse pelo uso da substância e devido a ela sofre experiências positivas e gratificantes, mostrando que seu uso sempre trará vantagens.

2) Fase da manifestação da dependência

O indivíduo ainda não é dependente da substância psicoativa, entretanto o organismo começa a tolerar um uso cada vez maior, sendo que é necessário cada vez mais doses para que se atinja o mesmo efeito anterior.

Nessa fase o uso tem por característica a tentativa da normalização do humor (depressivo para estado de humor normal). E com o aumento da quantidade de uso aparecem os primeiros lapsos de memória.

É nessa fase que a família começa a perceber os primeiros sintomas, uma vez que acontece quedas de rendimento, dificuldade nos relacionamentos, aumento dos mecanismos de defesa, autoilusão, alteração de comportamento e isolamento.

3) Fase da dependência total

Nessa fase é quando se instala a dependência física, com a necessidade de que haja sempre uma quantidade da substância no organismo, evitando-se a abstinência. Acontecem amnésias mais frequentes, alucinações, isolamento, alterações de humor e problemas emocionais.

Como podemos fazer acontece uma alteração gradual, porém significativa no comportamento de pessoas dependentes. Se você já presenciou/presencia alguma dessas características, pode ser que o seu familiar, amigo ou colega possa estar passando para a transição de dependente químico ou já pode estar na fase de dependência.

Lembre-se a dependência química também é um problema social e o dependente dependerá da sua família para que ele consiga se recuperar por completo.

Quem usa drogas sente muita sede?

Será que quem usa drogas sente muita sede? Muitas vezes essa pergunta nem quer dizer muita coisa, entretanto, algumas drogas são

Como funciona a internação voluntária e involuntária .Entenda a diferença e o tratamento

Entenda a diferença, funcionamento e o tratamento para internação voluntária e involuntária agora.

Como lidar com casos de dependência química na família

Saiba como lidar com casos de pessoas dependente química em sua família. Tudo começa com o hábito de “experimentar”

Podemos Ajudar?