Tratamento álcool e drogas

Tratamento álcool e drogas


A dependência de álcool e drogas já é estabelecida como uma doença, sendo diversos sintomas cognitivos, fisiológicos e comportamentais que vão se desenvolvendo depois do uso constante de alguma substância. A dependência pode ser de álcool, cocaína, nicotina, entre outras diversas substâncias psicoativas.

É uma doença que pode surgir de diversos fatores e não tem cura, o que quer dizer, que há muitas causas que fazem com que o seu desenvolvimento aconteça. Pode ser pela quantidade e a frequência que se usa a droga, além da condição de saúde, fatores ambientais, psicossociais e genéticos.

Sintomas de dependência química

Alguns dos sintomas que podem ser percebidos pela pessoa que tem dependência química são o seu desejo incontornável de fazer uso da substância, conhecido também como a fissura. Além disso, perde o controle, não conseguindo parar depois de começar a se drogar.

Há um aumento da tolerância, ou seja, vai precisar de uma dose maior para conseguir o efeito obtido com as dores anteriores. Também pode ter um efeito que tenha uma duração bem mais curta com a mesma dose de substância.

Quando passa um tempo se utilizar a droga, começa a ter os sintomas de abstinência. Eles podem ser tremores, ansiedade quando no efeito da droga e também sudorese.

É bem importante que a pessoa que se encontre nessa situação procure ajuda, encontrando profissionais da área de saúde que possa fazer um diagnóstico e exames. Assim, com a ajuda médica é possível identificar os principais problemas de saúde causados pela droga e assim, encontrar um tratamento que possa contribuir para a recuperação.

Tratamento da dependência química

O tipo de tratamento mais adequado para cada dependente químico vai ser de acordo com as suas características pessoas. É preciso passar por uma avaliação prévia para conseguir identificar a quantidade, tipo de substância, padrão de uso e também começar a fazer uma análise dos problemas emocionais, físicos e interpessoais por conta da dependência.

Essa avaliação do paciente pode ser realizada por diversos profissionais da área de saúde, encontrados em uma clínica de recuperação. Serão médicos clínicos, terapeutas, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, educadores físicos.

Quando a pessoa passa pelo diagnóstico, a dependência química necessita de um tratamento adequado, com um acompanhamento de médio a longo prazo para que o tratamento realmente seja um sucesso. Esse tempo pode variar conforme a progressão e a gravidade da dependência química.

A dependência química normalmente tem um impacto muito profundo na vida da pessoa, em diversos aspectos, afetando também aqueles que estão na volta. Por ser um assunto muito complexo, é importante procurar por locais especializados que oferecem um programa de tratamento que seja multidisciplinar.

Ou seja, é importante para os resultados do tratamento serem efetivos essa diversidade de profissionais, conseguindo atender os mais diversos aspectos que a droga afeta. É importante alterar os padrões de comportamentos que fazem com que a pessoa use a substância, também reabilitando os seus processos cognitivos, além do funcionamento social.

Procurar por ajuda é um dos passos mais importantes para poder se livrar dos vícios das drogas, por isso, se informe sobre todos os cuidados oferecidos por uma clínica de recuperação.