(11) 4249-1373 (11) 94797-6909

Como ajudar um dependente químico que não quer ajuda


Como ajudar um dependente químico que não quer ajuda

Hoje em dia é cada vez mais comum vermos relatos de pessoas que procuram ajuda profissional para dependentes químicos que geralmente não quer ajuda, mas nem sempre uma internação forçada é o melhor caminho.

É preciso entender que na maioria das vezes os dependentes químicos estão numa fase confusa e pressioná-los nem sempre é o melhor caminho, é sempre bom mostrar para ele que ele tem com quem contar nesse momento e que há tratamentos eficazes para o problema de dependência dele.

A decisão de seguir um tratamento é somente da pessoa, afinal apenas a pessoa pode decidir largar o vício, mas a família e amigos podem ir conversando e mostrando os caminhos possíveis para a recuperação do vício, sentir que tem o apoio daqueles que ama pode ser um fator decisivo para largar o vício e procurar ajuda.

Como ajudar um dependente químico que não quer ajuda

Muitas pessoas que tem problemas de dependência química não quer ajuda, porém, o posicionamento de familiares e amigos pode ser fundamental para ajudar a pessoa entender que necessita de ajuda profissional.

Na maioria das vezes o dependente químico quer parar mas acredita que não é capaz de se livrar dessa dependência e é nessa hora que o apoio familiar é importante, e nesses momentos criticar e punir não é a melhor opção.

Existem muitas maneiras de ajudar um dependente químico que diz não querer ajuda, as maneiras mais viáveis é a família entender e buscar mais informações sobre a dependência química da pessoa, converse abertamente com a pessoa e aos poucos faça-a entender a necessidade de procurar ajuda.

Sempre que possível marque consulta com profissionais para a pessoa e mesmo se ela não querer ir, então, vá no lugar da pessoa e converse com o profissional sobre tipo de dependência da pessoa, é muito importante que a pessoa que sofre de dependência confie em você, dessa maneira é mais fácil mostrar opções de tratamentos que são muito eficazes e assim ajuda-lo a deixar o vício e seguir um tratamento.

Dicas para ajudar um dependente químico

Por mais que entendemos a existência da dependência química nem sempre é fácil lidar com a situação quando conhecemos alguém que está nessas situações, nem sempre sabemos o que fazer para ajudar a pessoa.

É uma situação delicada, pois não sabemos a melhor maneira de ajudar um dependente químico que seja um amigo ou familiar, mas existem algumas dicas que podem ajudar nessa situação, algumas dessas dicas para ajudar um dependente químico são:

Antes de mais nada busque informações sobre a dependência química da pessoa, e assim poder ajudar ela a conscientizar sobre sua dependência
química.

Tente sempre usar palavras de incentivo em conversas com a pessoa com dependência química e para aquelas que estão em tratamento.

É preciso estabelecer limites e mostrar que seus atos geram consequências referente ao convívio com as pessoas.

Mostre a pessoa que você acredita e confia na sua recuperação.

Entramos em contato

Blog

O que fazer para voltar a ficar sóbrio e quanto tempo demora

O que fazer para voltar a ficar sóbrio e quanto tempo demora

O que fazer para voltar a ficar sóbrio e quanto tempo demora: Depois de largar o álcool, o que por si só já é um tremendo des

Clínica especializada na recuperação de mulheres dependentes

Clínica especializada na recuperação de mulheres dependentes

Não é novidade que os vícios não é exclusividade para homens, a verdade que a dependência química afeta diversas pessoas do

Quais as principais modalidades de tratamento para dependentes químicos?

Quais as principais modalidades de tratamento para dependentes químicos?

A dependência química não é uma doença simples, ela afeta não apenas a pessoa que sofre, mas também suas famílias e comuni

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?