A dependência química não tem cura, mas pode ser controlada quando tratada por médicos e profissionais especializados.
Você sabia que a dependência Química é considerada um transtorno mental?
Isso mesmo, é considerada uma doença em que a pessoa não consegue ter controle desse tipo de vontade.
A pessoa diagnosticada como dependente químico perde totalmente o controle do uso de algum tipo de substância, seja remédio ou qualquer outro tipo de droga. As pessoas acreditavam que ficar viciado em nesses tipos de substâncias era controlável e que o dependente, ou usuário, não parava o consumo por apenas não querer.
Entretanto, foi comprovado cientificamente que o portador desse distúrbio perde o controle do uso da substância, também de sua vida psíquica, emocional, espiritual e física vai se deteriorando gravemente. Sendo o mais simplista o vício é provocado por uma reação química no metabolismo do corpo. Exemplos desse vício são o álcool e o tabaco que embora a maioria das pessoas separe das drogas ilegais, são drogas tão ou mais poderosas em causar dependência em pessoas predispostas, como qualquer outra droga, ilegal ou não. É exatamente por esse motivo, que algumas pessoas conseguem beber socialmente e possuem controle sobre a quantidade de consumo e outras não, já nessa situação, a maioria das pessoas precisa de tratamento e de ajuda competente e adequada.
Mas o que pode levar algumas pessoas a serem mais propensas a se tornarem viciadas e outras não?
Não há como definir isso, sabe-se que a genética pode influenciar, ou seja, um pai alcoólatra pode carregar esse gene e transmitir ao filho, porém cada organismo age diferente a cada sentido, e esse fator atua diretamente e indiretamente nas ações humanas, contribuindo para a instalação da doença, provocando uma predisposição física e emocional para a dependência.
Por esse motivo o uso contínuo e sem tratamento de drogas pode se tornar cada vez mais intenso e perigoso para o dependente químico. É uma doença crônica e incurável. Ou seja, uma vez dependente químico, sempre dependente, indiferente de estar ou não em recuperação, usando ou não usando algum tipo de droga. Não existe cura para a dependência química, existe sim tratamento com êxito – contínuo e permanente.
Entre os tratamentos oferecidos em Minhas Gerais contamos com a Clinica de Recuperação Prime, clínica de reabilitação para tratamento de dependentes químicos, que desde os anos 2000 conta com programas de orientação, prevenção e tratamento ao uso de drogas e alcoolismo. Com uma equipe especializada, formada por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas , enfermeiros, a clínica atua no tratamento do controle de drogas e álcool.