(11) 4266-0513 (11) 94797-6909

Dinâmicas de Grupo Aplicadas no Tratamento da Dependência Química


Dinâmicas de Grupo Aplicadas no Tratamento da Dependência Química

A dependência química assola uma grande quantidade de famílias que sofrem com o vício de algum ente querido, onde o mesmo passa mudar totalmente a vida de seus familiares.

Vários são os tipos de tratamentos para pessoas dependentes químicas, existem tratamentos mais pesados que exijam até o uso de medicamentos, como também existe o tratamento para as pessoas que ainda estão começando a usar a droga.

Mais enfim, dependendo do estado de cada paciente, é preciso buscar sempre um caminho alternativo para que eles possam se sentir a vontade perante os profissionais, e uma das melhores formas encontradas é exatamente as dinâmicas de grupo.

Dinâmicas

Quando falamos de dinâmicas de grupo na dependência química, estamos falando de métodos diferenciados que auxiliam diretamente no entendimento de que a pessoa possa participar de forma ativa de várias atividades.

A memorização de nomes é um tipo de dinâmica que exige do paciente concentração e atenção, com isso os mesmos começam ter de volta o sentido de muitas coisas que com o uso das drogas acabam por perder.

A partir do momento em que o dependente é posto a prova para memorizar os nomes dos outros membros que estão presente acontece o que chamamos de integração entre todos, com isso, todos passam a se conhecer melhor.

A dinâmica com o uso de fotografias ou figuras é bastante interessante, já que estimula cada pessoa fazer a escolha por uma, onde todos ficam espalhadas. A partir do momento
em que todos fazem suas escolhas, cada um fala o porquê da escolha.

A partir desse momento os outros passam a entendem e conhecer um pouco mais sobre cada participante, isso ligando a figura escolhida a sua própria personalidade.

O espelho é um ótimo objeto para que os dependentes químicos possam ver de verdade o que a droga fez com cada um. Isso é importante já que a maioria dos dependentes químicos foge dos espelhos a partir do momento que começam a fazer uso de drogas.

Através do espelho os dependentes começam a trazer de volta lembranças que antes não conseguiam mais ter, ou seja, eles passam a não enxergar mais essa realidade a qual estão vivendo atualmente. Com isso, passam a ter suas lembranças boas de volta.

A partir desse momento se dão conta de que é preciso mudar e começam a perceber o quanto mal fizeram a eles mesmos e a maioria das pessoas que estão ao seu redor.

Entramos em contato

Blog

Quem usa drogas sente muita sede?

Quem usa drogas sente muita sede?

Será que quem usa drogas sente muita sede? Muitas vezes essa pergunta nem quer dizer muita coisa, entretanto, algumas drogas são

Como funciona a internação voluntária e involuntária .Entenda a diferença e o tratamento

Como funciona a internação voluntária e involuntária .Entenda a diferença e o tratamento

Entenda a diferença, funcionamento e o tratamento para internação voluntária e involuntária agora.

Como lidar com casos de dependência química na família

Como lidar com casos de dependência química na família

Saiba como lidar com casos de pessoas dependente química em sua família. Tudo começa com o hábito de “experimentar”

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?