(11) 4249-1373 (11) 94797-6909

Como funciona uma clinica de reabilitação para dependentes químicos


Como funciona uma clinica de reabilitação para dependentes químicos

Geralmente existem muitas dúvidas acerca do funcionamento de uma clínica de reabilitação. Estas giram em torno do tipo de tratamento realizado, como funciona e como é feito, e o tempo de recuperação que um pacientes dependentes químicos pode ter.

Este artigo é especialmente para pessoas que tem parentes próximos ou até mesmo amigos que estejam passando por problemas com drogas, e que se sentem inseguras a respeito dos tratamentos realizados nessas clínicas.

O que é uma clínica de reabilitação?

Esta clínica é um local especializado no tratamento de pessoas com dependência química além de muitas outras doenças. Lá, se concentram especialistas como: enfermeiros, médicos, psiquiatras, psicólogos e terapeutas. Que, em tempo integral, estão disponíveis para auxiliar os pacientes a passar pela faze de recuperação e superar os problemas resultantes do vício.

Normalmente, as clinicas de recuperação se localizam em locais com acesso restrito. Já que seu objetivo principal é garantir a paz, tranquilidade e discrição aos pacientes. O tratamento deve ser intensivo, principalmente em casos onde o grau de dependência é elevado. Assim, elas oferecem serviços de internação e acomodações, para que recebam os cuidados necessários.

Funcionamento e tratamentos realizados em uma clínica de reabilitação

Quando o paciente está ciente dos problemas pelos quais está passando, e deseja buscar ajuda, o tratamento é realizado imediatamente. Porém, como na maioria dos casos, as pessoas dependentes não querem ser ajudadas, existe uma lei que permite que a decisão de internação parta da família, mesmo sendo contra a vontade do paciente. Para esses casos, a clínica torna-se responsável pela busca, transporte e cuidados necessários com o paciente.

Os tratamentos realizados variam de acordo com o grau de dependência química do usuário. Geralmente, esses tratamentos são classificados como interno, externo ou
internação parcial. O interno é quando ocorre à internação do paciente e, durante 24 horas, recebe os cuidados necessários por sete dias. O externo é quando o paciente não fica internado, apenas visita a clínica para participar dos grupos de apoio, como o N.A. (Narcóticos Anônimos) e o A.A. (Alcoólicos Anônimos) e receber o apoio psicológico. Este tratamento é indicado para casos mais leves de dependência. Já na internação parcial, realizam-se tratamentos internos e externos, onde o paciente permanece durante todo o dia na clinica, e retorna para casa no período noturno.

Na hora de escolher uma clinica, opte pelas que oferecem programas de prevenção e recaídas, que realizem tratamentos em grupos, terapias, e que tenham momentos espirituais.

 

Entramos em contato

Blog

O que fazer para voltar a ficar sóbrio e quanto tempo demora

O que fazer para voltar a ficar sóbrio e quanto tempo demora

O que fazer para voltar a ficar sóbrio e quanto tempo demora: Depois de largar o álcool, o que por si só já é um tremendo des

Clínica especializada na recuperação de mulheres dependentes

Clínica especializada na recuperação de mulheres dependentes

Não é novidade que os vícios não é exclusividade para homens, a verdade que a dependência química afeta diversas pessoas do

Quais as principais modalidades de tratamento para dependentes químicos?

Quais as principais modalidades de tratamento para dependentes químicos?

A dependência química não é uma doença simples, ela afeta não apenas a pessoa que sofre, mas também suas famílias e comuni

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?