A Importância do Tratamento para Alcoólatras

Em tempos atuais, o alcoolismo é considerado um dos principais problemas de saúde pública no mundo! Inúmeros fatores como desemprego, problemas emocionais, entre outros, acabam levando números cada vez maiores de pessoas a buscar refúgio na bebida.

O álcool exerce uma influencia sobre 12 % da população, estando entre as drogas de maior relevância no país. O problema se inicia quando uma pessoa não percebe que deixou de beber casualmente e passou a beber habitualmente.

Existem muitas doenças graves que são causadas pelo álcool, e esse é um número cada vez mais crescente. Além, é claro, dos acidentes de trânsito, dos crimes e suicídios que este vício acaba gerando.

Consequências do alcoolismo

Uma das doenças mais comuns provocadas pelo consumo excessivo do álcool é a Cirrose Hepática. Embora possa ter origem em outras decorrências além do álcool, a cirrose está entre as doenças que mais causam mortes no mundo.

Essa doença se caracteriza pelo endurecimento do fígado, que como consequência pode provocar a barriga d’água (também chamada de ascite), desnutrição, ou causas mais severas como hemorragias por varizes formadas no esôfago. O grande perigo da cirrose é que ela pode permanecer silenciosa durante anos, fazendo com que o diagnostico seja tardio, geralmente já em estágio avançado da doença. Que é quando começam a aparecer os sintomas. A cirrose é uma doença que não tem cura e também não pode ser revertida, sendo um transplante de fígado a melhor solução. Um paciente com cirrose hepática decorrente do álcool tem em média 12 anos de sua vida reduzidos.

Além das doenças hepáticas, existem outras como a intoxicação aguda no cérebro, interferências no funcionamento do sistema digestivo (fazendo com que o paciente sofra com diarreias, e apresente dificuldades na absorção de alimentos, o que causa a desnutrição), irritações no esôfago e na boca, distúrbios gástricos, que podem agravar as doenças já existentes, como a úlcera.

Tratamento

Por ser uma droga “socialmente permitida” fica difícil uma pessoa se afastar dela por vontade própria, já que seu corpo já está dependente da substância. O primeiro passo para o tratamento de um alcóolatra é a desintoxicação do organismo, para isso é necessário uma internação. É nessa fase em que acontece a síndrome de abstinência, caracterizada por alucinações, tremores e comportamento alterado.

Muitas pessoas que sofrem com esse problema tendem a escondê-lo se afastando dos familiares e amigos. Por isso é importante realizar o tratamento em alcóolatras.

Fonte : Clinica Viva Vida

Quem usa drogas sente muita sede?

Será que quem usa drogas sente muita sede? Muitas vezes essa pergunta nem quer dizer muita coisa, entretanto, algumas drogas são

Como funciona a internação voluntária e involuntária .Entenda a diferença e o tratamento

Entenda a diferença, funcionamento e o tratamento para internação voluntária e involuntária agora.

Como lidar com casos de dependência química na família

Saiba como lidar com casos de pessoas dependente química em sua família. Tudo começa com o hábito de “experimentar”

Podemos Ajudar?