Clínica de Dependentes Químicos

Clínica de Dependentes Químicos


Como Funciona uma Clínica para Dependentes Químicos

A ideia de ver um parente ou até mesmo internar-se em uma clínica de dependentes químicos soa um pouco assustador, no entanto, estes locais são importantes para quem precisa reabilitar-se, no momento em que já não é possível passar pelo processo sozinho(a). Existem várias clínicas para dependentes químicos que não são nada como se vê em cinema: um lugar sombrio, frio, escuro. Na realidade, estes locais em geral são grandes casas, bem arejadas e repletas de terapias para quem está querendo se livrar de um vício.

Seja o internamento voluntário ou não, os pacientes, dentro da clínica dependência química, passam por uma avaliação que resultará no plano para seu tratamento. Após a desintoxicação, o paciente conta com terapias em grupo ou individuais. Atividades de reintegração, variando de acordo com a clínica: hortas, cursos, aulas de artes, são várias as formas de fazer com o paciente preencha seu tempo e livre-se mais fácil da dependência.

As clínicas de dependentes químicos existem em todo país, podem ser particulares ou também podem ter convênios para atendimento gratuito. Em todos os casos, há o diagnóstico para saber o tipo de dependência. O auxílio pode estender-se para a família, que recebe orientação e ajuda psicológica a fim de receber novamente o membro da família, quando este sair da clínica.

Como em toda clínica dependente químico, o tempo de tratamento vai variar de acordo com o grau de dependência do paciente. No entanto, os resultados são visíveis, garantindo a vida daquela pessoa, para que ela possa novamente inserir-se na sociedade, estudar, trabalhar e compor uma família. Com o apoio e tempo certo, esta pessoa livra-se do vício. Depois, recebendo acompanhamento, evita também as recaídas.

Esse acompanhamento pós-internação é de suma importância, para que a pessoa sinta-se motivada a continuar sem o vício, garantindo a efetividade do tratamento. Muitas delas acabam entrando para grupos de apoio e dando suporte a outras pessoas que estão em recuperação. Se uma pessoa sai da clínica dependentes químicos e não recebe apoio, pode facilmente voltar a usar. Portanto, a ajuda é contínua, um processo que pode durar muitos anos.