(11) 4249-2545 (11) 4249-0221 (11) 97011-0268 (11) 94797-6909

Resgate de Drogados


Data: 27/07/2017 Categoria: Saúde / Voltar

Resgate de Drogados

As drogas são substâncias químicas que podem causar altos danos à saúde de drogados , se usadas regularmente e em alta quantidade.

Dentre tantas consequências deixadas por elas, a pior de todas é a dependência, que pode levar a morte e o resgate é essencial nessa etapa da doença .

O número de pessoas, em sua maioria jovens, usuárias e dependentes de drogas no Brasil é assustador. Uma média de 1.861 pessoas faz uso de drogas ilícitas e frequenta a Cracolândia, número 160% maior comparado ao ano anterior; aponta os dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo.

Muitas famílias recorrem às clínicas de reabilitação para resgatar seus entes, para que eles possam se tratar e se livrar do vício. Mas todo este processo é bastante complexo e delicado, pois boa parte dos viciados em drogas em um estágio mais elevado, apresenta características agressivas e se voltam contra todo o tipo de tratamento.

Sendo assim, como agir?

Como funciona o resgate de drogas

Os profissionais das clínicas de reabilitação abordam os dependentes de duas maneiras. As técnicas de resgate são conhecidas como “resgate involuntário” e “resgate descaracterizado”.

Ambas as técnicas são combinadas entre a família e os enfermeiros da clínica de reabilitação, que são bastante qualificados. As duas modalidades de resgate de drogados também são direcionadas a casos onde o dependente se recusa a iniciar um tratamento médico.

O que difere o resgate involuntário do resgate descaracterizado é que este segundo, os enfermeiros não fazem uso de seus uniformes. Eles se vestem causalmente e simulam uma situação, para que o paciente ceda ao tratamento. O carro de transporte utilizado
pelos profissionais também é um modelo convencional, que não chama a atenção.

Este tipo de resgate é muito interessante aos drogados agressivos. Assim, além de evitar a violência por parte do dependente, há mais sigilo e discrição da intervenção.

Resgate voluntário de drogados

Esta situação já é um pouco mais difícil de ocorrer, pois a contratação da clínica de tratamento para dependentes de drogas parte do próprio viciado.

Isso só ocorre quando o próprio dependente químico tem ciência da sua condição e deseja abandonar o vício. Geralmente usuários que estão em um estágio menos avançado do vício a drogas quem conseguem recorrer a esta modalidade de resgate.

Nesta situação, não há a intervenção de terceiros, pois o resgate é voluntário. Ainda assim, é importante a família estar presente no momento, para mostrar o seu apoio ao paciente.

 

 

*Nome:
*E-mail:
Telefone:

Mensagem